QUEM SOMOS


Quem Somos




Nossa Missão: Sensibilizar e mobilizar a população sobre as questões de Cidadania e Direitos Humanos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.


Sabe quando leio estas reportagens criticando atual gestão em Santo André, fico pensando o que fazer para entender o que existe no pensamento de alguns seres humanos, que além de conviver com o Machismo, homofobia sei e conheço pessoas que vivem o racismo nesta nossa realidade. Agora já que é para falar tanto do passado, vamos começar:

2004 - Nasceu a ong ABCDS na Cidade de São Bernardo do Campo onde um grupo de pessoas se reuniam durante meses e meses para se defender doa atos de homofobia na região como a grande parte morava em Santo André e somente ouvia-se dizer de uma vereadora que defendia os homossexuais na região fomos formalizar em Santo André e por estudos geográficos para realizar a Parada a Cidade de Santo André é com total capacidade de locomoção de transitar

2005 - A ONG ABCD'S na qual sou o fundador e presidente de honra e digo o que vivenciei, desde quando tiramos a rede TV Fora do Ar, em conjunto com mais 5 ONG e o Ministério Publico, com Direito ao Programa Direito de Resposta. A Primeira Parada do Orgulho LGBT de Santo André onde foi enviado oficio, foi feito encaminhamentos, e nos jogam na rua Piai melhor dizendo do outro lado da Avenida Firestone, uma pessoa da Gestão Graças a Deus uma amiga nos conseguiu nos ceder banheiros químicos, uma observação a Parada tinha um percurso. Tinha um trio que a nossa PM desta época queria arrumar de qualquer forma dificuldades para não liberar o Trio elétrico, devo agradecer muito sim a Vereadora Heleni de Paiva que na época tentou no máximo nos ajudar e conseguiu, como por infelicidade o Capitão Telmo a frente nos proibiu fazer o trajeto e nos trouxe uma novidade fiquem em volta da Praça....isto ninguém comenta....






2006 - Segunda Parada do Orgulho LGBT, realizamos logo de frente fomos boicotados pela atual gestão onde um grupo queria nos colocar na Rua Piai novamente e outro grupo na Avenida Industrial, depois em resumo conseguimos sair em Frente ao Atacadão na Avenida Queiroz dos Santos, com uma grande observação a Parada foi embargada pela PM. no Fim da Parada ninguém aqui comenta o que realmente aconteceu. Caso eu não desligasse o som do trio elétrico as 19 hs seria preso. detalhe período determinado pelo oficio e autorizado termino na Parada ás 20 hs. A Parada mesmo assim saiu com um termo que eu mesmo assinei e assumi total responsabilidade no final me aparecem a PM. Denuncias de espancamentos de gays no parque Celso Daniel e outros pontos da Cidade pela então Guarda Municipal - tivemos que ouvir por infelicidade de uma Tal "Diretora Sara Juarez que onde ja se viu dois homens andando pelo parque de mão dadas isto é um absurdo" Quem sabe esta infeliz deve estar no Irã. A vereadora Heleni de Paiva aprovou a Lei da Sessão Solene do Orgulho LGBT que se realiza até hoje.









2007- Terceira Parada do Orgulho LGBT saiu exatamente perfeita em frente ao Parque Prefeito Celso Daniel tivemos total apoio do Grupo que ate então nos ajudou, mais com certas limitações exigências com uma enorme observação não fizeram vistoria em nenhum TRIO ELÉTRICO muito bom lembrar e expor esta situação. Não Houve vistoria de documentação dos trios (olha que grande observação e foi perfeita a Parada). Casos de homofobia começam a ser realizados a Vereadora Heleni de Paiva e o Vereador Ze Ricardo, Vereadora Lolo, Vereador Paulinho Serra, Vereador Dr. Aidan Ravin, Vereadora Dinah Zekcer, Vereador Zacarias, Vereador Claudio Malatesta, Vereador Dr. Airton começam a fazer uma frente ao enfrentamento a homofobia na Câmara Municipal de Santo André - temos tudo documentado. São feitas varias oitivas com Gays violentados, agredidos e denuncias recebidas no Gabinete da então vereadora Heleni de Paiva.




                                               

2008 - Começa a caça as bruxas ao movimento LGBT, em Janeiro Travestis são violentadas pela PM e fizemos denuncias em todas as esferas, e foram abertas oitivas na Câmara Municipal pela então Vereadora Heleni de Paiva, em julho Gays e bissexuais são agredidos em frente ao Shopping ABC – Novo grupo que surge na região ate então conhecidos de Abas retas - A realização da nossa Parada foi um desastre de toda forma tentaram nos desmoralizar, ai neste ano teve fiscalização exigências absurdas como nunca exigidas nos anos anteriores na verdade para nos Pegar e tentar impedir de toda forma a realização da Parada, foram realizadas reuniões obscuras com o ECAD para proibir e cobrar taxas da Parada com negociações com o representante do ECAD na época o Celso(cito este nome porque o mesmo fez armações articulações para nos derrubar porque não cedemos a pressão e massa de manobra). A Parada do Orgulho LGBT de Santo André é um movimento Social, no dia não foi permitido sair um o trio elétrico de abertura, outro trio somente com um DJ e outro com pessoas fomos no chão mesmo assim aconteceu a Parada, no final da parada foi um caos com violência vindo da PM, contra a população LGBT. Detalhe gás de pimenta e cassetetes. Temos documentados documentos e não fotos em maioria dos casos. 








2009 - A esperança acreditando em reuniões onde tive que agüentar no limite nas reuniões, e quando citava os fatos do passado foi dito em palavras corretas que eu exagerava, tive que ouvir absurdos de um Cidadão já citado." Vem o dia da Parada, foi bem nítido o meu exagero, a PM proibiu a saídas dos trios onde entregamos toda documentação exigida vale a pena lembrar episodio de 2007 (sem fiscalização), foi me dado voz de prisão por ser homossexual que eu estava trazendo o mal para a Cidade, depois do transtorno foi feito um dialogo afinal sempre temos um advogado, alguém que defende os Direitos humanos e respeita o Direito de ir e vir e fomos em caminhada , isto aqui ninguém comenta. Com honra a Vice - Prefeita Dinah fez de tudo e foi de total responsabilidade para reverter a situação e resolver para trazer paz mais a PM foi irredutível e não liberou a saídas dos trios da Parada. Foi a Primeira Parada a sair no Brasil em Silencio, em resumo no fim da Parada do Orgulho LGBT de Santo André ligamos o som do trio elétrico afinal foi permitido 30 min de palavra. Para quem esteve presente foi vivido uma época viva e presente da Ditadura Militar me senti em 1968. Graças a Deus que quando pessoas hipócritas desta região diziam que era meu exagero dizer sobre a dificuldade e a homofobia presente. Digo Graças a DEUS mesmo porque dois amigos parceiros do Estados de São Paulo dois Gestores Públicos e representantes da População LGBT reclamaram do exagero da PM Local em respostas , levaram gás de pimenta em seus olhos enquanto outros levaram cacetadas e gás de pimenta, fomos chamados de baderneiros e arruaceiros temos tudo aqui documentado. Para evitar tais damos maiores foi envolvido ai agora tivemos que fazer um chamamento a Câmara dos Deputados do Estado de São Paulo, DECRADI, Secretaria de segurança Publica, defensoria Publica, soltamos notas oficiais, fui decidido a levar ate as ultimas conseqüências. Tudo documentado uma grande vitoria vem do Vereador Israel Zekcer que traz como lei o dia 17 de maio dia da Luta contra a Homofobia. 

2010 - Tudo muda-se, teve inicio a uma nova historia o único apoio de DEPUTADO ESTADUAL CARLOS GIANAZZI (foi o unico que se manifestou a nosso favor) os demais nem sequer ate hoje responderam nossos e-mail (absurdo) ate hoje na região é de ninguém nenhum a favor da população LGBT, decepção ja tenho a muitos anos e nem me preocupo, porque a população LGBT de Santo André da Região tem historia é um dia vão reverter este quando homofobico insignificante da região a Politica vai acontecer querendo ou não querendo vai acontecer a mudança. Agora temos que agradecer e de muita honra o Deputado Estadual Carlos Gianazzi que sempre nos ouviu e levou a assunto ao Secretário de Segurança Publica do Estado de São Paulo, que ai se iniciou um novo rumo uma nova Historia hoje temos a Policia Militar como reais parceiros, a Gestão atual, abriu-se um dialogo ao movimento LGBT sim, mais hoje temos respeito ao nome social com grande ganho todos os Policiais militares a partir de então passam por uma capacitação (sensibilização)para realização e participação da Parada do Orgulho LGBT da Cidade de Santo André 4 dias antes da Parada. Graças ao Prefeito Dr. Aidan Ravin temos novo endereço, temos visibilidade “ Na sessão solene realizada em junho de 2010 o Secretário de Gabinete e da Saúde Nilson Bonome disse as seguintes palavras “Podem não Gostar, Podem Não Aceitar, MAS TEMOS QUE RESPEITAR e fazer a política acontecer”, percebe-se que o movimento LGBT tem postura e se torna respeitado quando é tratado com respeito.

2011- A Parada deu um salto de qualidade que posso de total postura hoje elogiar todos e todas que estiveram presentes, a qualidade de respeito da policia Militar, eu mesmo fiquei do inicio até o final da Parada onde no final eu e mais uma amiga fomos juntos com a Policia Militar fazer o que chamamos de varredura (liberação das Vias) o termino da Parada era previsto para as 19 hs, as vias ja estava,m liberadas as 18:30 h é importante perceber a postura situação e profissional educada que este comando teve eu mesmo presenciei esta situação e digo com Orgulho- Palavras de um Policial militar a um rapaz que não queria liberar sair das ruas "””” De forma educada o Policial disse assim: Por favor Cidadão vamos colaborar a Parada terminou, mesmo assim o rapaz estava nervoso e não queria sair agora vem o surpreendente o Policial diz: "”””” Meu amigo vamos colaborar olha aquele rapaz que é organizador esta pedindo, estamos sendo orientados para liberar as vias compreenda entenda que no próximo ano tudo vai acontecer novamente, ele educadamente começou a dialogar com o rapaz que o mesmo se sentiu feliz com a forma de respeito que foi tratado"””””” Isto sim se chama respeitar o Cidadão e cidadãs presentes. Isto temos que comentar e valorizar um lado positivo. No final da Parada eu mesmo as 20 hs voltei e fui verificar se havia algo como posso dizer de negativo (ruas sujas, justamente alguma brecha para a critica dos reais fundamentalistas da região) em resumo estava tudo liberado, tudo limpo, ruas limpas Parabéns a Postura da Guarda Municipal de Santo André, Departamento de Transito e ao SEMASA. 


"Lamentavelmente ainda os empresários desta Cidade que moro resido, consumo, aqui pago minhas contas, não percebe que a população LGBT traz benefícios positivos principalmente os restaurantes da Avenida D.Pedro II . A Parada entre tantas outras atividades que realizamos traz benefícios para a Cidade em resumo hoje já é visto o quadro da diminuição da violência na Cidade, justamente pelo trabalho feito em Parceria. Entre elas para os mal informados "A Cidade de Santo André e conhecida como sede dos Carecas do ABC = Cidade Homofobica = Região que não tem tolerância" 

Esta Visão tem mudado lentamente em sete anos, mais nos dois últimos anos deu um alto salto de qualidade desde dialogo respeito o munícipe da nossa Cidade tem um olhar mais humano, podemos ate dizer, eu digo que hoje a violência homofobica na região ainda existe claro que existe como existe o racismo, machismo e a homofobia. Mais temos provas documentadas que de 2010 para os dias atuais tivemos altas quedas da Violência Urbana, domestica, ainda existe a violência verbal, mais em menor índice, aumentou a violência nas escolas devido a Postura inadequada de uma mídia que não soube sequer falar a verdade sobre o Kit contra Homofobia. Foi apresentado um kit mentiroso, não verdadeiro onde a Presidente teve que tomar medidas.......(sem comentários, prefiro neste caso me abster).

Sobre a religiosidade na região eu mesmo estou mantendo contato e tenho aberto diálogos com grandes lideres religiosos da região. Pode ate ser pela minha formação em teologia e filosofia, onde aprendemos a dialogar e não atacar, brigar, confrontar, sobre temas como o Casamento Gay que devemos ampliar o dialogo lutamos agora pelo Casamento Civil e não o religioso, aprovação do PLC 122 que criminaliza a homofobia no Pais, evidente que vamos ter polemicas, mais aprendemos a dialogar e chegar em um denominador na Cidade de Santo André , o respeito , temos hoje a Defensoria Publica , OAB Diversidade , temos uma departamento da Prefeitura que recebe denuncias de homofobia, racismo e ate do machismo. Agora temos grandes avanços e aqui so ve criticas e criticas atual Prefeitura agora a População LGBT e demais tem ganhos que devem ser falados. Chamam de mentiras, agora porque não dizem o numero de pessoas que odeiam na verdade os homossexuais aqui na Cidade de Santo André, quero conhecer, porque garanto. Vamos lutar e vamos com toda verdade aos nossos direitos. Ja estamos providenciando uma lista de comerciantes da região que não permitem a presença de casais homossexuais em restaurantes da região e olha são restaurantes de grandes nomes. Afinal de contas se nosso dinheiro não tem valor nossos amigos familiares conhecidos vão gastar em outro local. Temos a Lei 10.948-01 uma lei administrativa. "Olha que tem muita coisa ainda que não comentei que esta acontecendo, em breve vamos soltar uma nota positiva sobre ações de Políticas LGBT efetivas e ações afirmativas aguardem.... quem me conhece sabe que sempre tenho um ÀS ......no bolso nos ajude que nos ajudaremos" A Gestão do Prefeito Dr. Aidan Ravin fez e faz a diferença sim, para quem era esquecido nesta Cidade, ja como vereador nos tratou com respeito e agora como Prefeito esta fazendo sua parte ...aguardem tem muitas coisas ainda para acontecer, como GT de segurança Publica LGBT, DECRADIS, Nome social, profissionalização as Travestis e Transexuais e inserção ao mercado de trabalho" na verdade tudo tem sua hora para ser visto e falado. 

Hoje temos como agradecer a presença de grupos verdadeiros que existem em todas as 7 cidades, grupo Liberdade que tem hoje uma abertura no Governo de São Bernardo do Campo - Viva Diversidade em Diadema - Gad de Ribeirão Pires e a ABCD'S em Mauá.

Mudanças ocorrem e tem um lado positivo, aos que atacam pedras ataquem porque as respostas vem e como temos respostas. Agora os que usam de má fé a mascara caem bem rápido. União Civil foi aprovada querendo ou não estamos e vamos conseguir mais espaços, gostem ou não como sempre digo em minhas palavras a nossa Divina Gloria Gaynor cantou para Nos " I Will Surviver" Nos sobreviveremos seja o governo que vir, O presidente que Vier, seja o que for, nos estaremos sempre vivos para levar o direito a VIDA ao próximo. 

TEMOS HISTORIA E TEMOS QUASE 98% DE TUDO REGISTRADO, FALTA SOMENTE PROVAS FUNDAMENTADAS SOBRE O CASO ECAD MAS FALTA POUCO..... O tempo trará a verdade.... quem e o porque da liberação automática em 2007, boicote em 2008 e arbitrariedade em 2009. A Verdade está La fora “basta querer ver e enxergar, cego é aquele que não consegue ver e ouvir a real verdade” 

POR ESTE MOTIVO NOSSO LEMA É "TRABALHAMOS E FAZEMOS ACONTECER"







Opa mais um detalhe na sessão solene do Orgulho LGBT pelo menos dois vereadores ainda mandaram uma carta de comunicação por não poder estar presente no ano de 2010 , agora neste ano nem carta, nem satisfação olha 2011. Temos projetos para serem votados desde nome social, Lei Municipal contra homofobia como ja foi aprovada em Diadema, temos um GT de Segurança Publica LGBT para somente ser colocado em pratica com apoio pelo SENASP, digo que agora isto são fatos reais e tem muito mais ainda acontecer. Ai que vem o detalhe quantos estavam presentes na Parada do Orgulho LGBT de Santo André, quantos foram falar a nosso favor no trio elétrico...Somente teve a presença pela segunda Vez da Vice Prefeita Dinah Zekcer e od Vereador Israel Zekcer, compreenda o que hoje acontece na nossa Cidade é um fato inédito e um fato de luta e devemos unir forças no que esta dando errado vamos se unir e arrumar afinal, a questão aqui nunca pode ser partidária tem que ser questão de Cidadania, Direitos Humanos. Hoje a muito tempo aprendi a nunca votar em partido e sim votar na pessoa, acredito do meu ser humano, acredito no seu ser humano, Fulano, beltrano etc...ate que mostre a sua real mascara de Yuong