sexta-feira, janeiro 06, 2017

2016 fecha o ano com, 146 denuncias de Homofobia e Transfobia no Grande ABC - Cidade de São Bernardo do Campo lidera seguida da Cidade de Santo André.

Travesti assassinada agosto de 2016 na Cidade de São Bernardo do Campo. 

A ONG Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual (ABCD’S), de Santo André, denuncia que estão aumentando os casos de *Homofobia e Transfobia na região do ABC. Segundo o presidente da organização, Marcelo Gil,  o que aumentou foi o indica de denuncias de Transfobia, entre o aumento no ano de 2014 - 93 denuncias, 2015 - 137 denuncias e no ano de 2016 foram 146 denuncias. " este forte aumento veio pela falta de politicas Publicas direcionadas a População LGBT, " Importante ressaltar que este aumento vem de forma gradual desde  desde 2012, que teve 18 casos. Em 2013 as denúncias chegaram a 61” 2016 fecha com 146 denuncia de Homofobia e Transfobia, mostra um forte aumento de Transfobia na região e nos casos de assassinatos que ocorrem na Cidade de São Bernardo do Campo, até o momento os casos ficam sem solução. Da região do Grande ABC as cidades que lideram nos casos de Homofobia e Transfobia fica a Cidade São Bernardo do Campo em Primeiro lugar   a Cidade de Santo André no segundo lugar. Na região a unica Cidade que tem uma assessoria LGBT e  a Cidade de Santo André, que no período de 2013 a 2016 deixou um buraco de ações, teve a oportunidade de fazer um excelente trabalho. A Cidade de São Bernardo  do Campo além de não existir nada de Politica Publica direcionada a População LGBT, tem um forte legislativo fundamentalista com fortes retrocessos em Direitos Humanos, na qual se tornou presentes nas ruas pela sua colocação em Primeiro lugar.   As demais Cidades do Grande ABC não existe uma Politica Publica afirmativa continua, pontual existe a politica publica eventual, que ocorrem nas demais Cidades como Sessão solene do Orgulho LGBT e outras atividades. A Cidade de Santo André é uma das Cidades que realiza o Show da Diversidade mensalmente e a Parada do Orgulho LGBT  junto a Cidade de Diadema o Grito do Orgulho LGBT. 
Os mais recentes impressionante são agora as denuncia do aumento da Transfobia, direcionado a respeito ao uso do nome social, agressão e ate assassinatos uma violência agora visivelmente denunciada.  "No dia 20 de agosto de 2016 na parte da manhã  a Travesti Dielly  Foster foi jogada para fora de um carro já baleada no estomago próximo ao terminal Ferrazopolis . A mesma foi encaminhada para o Hospital Anchieta em São Bernardo do Campo. Suas amigas que presenciaram,  identificaram que o suspeito é um rapaz moreno boa aparência olhos claros que dirigia um CELTA PRETO. O mesmo ja tem feito abordagens indelicadas contra elas, nesta região onde as próprias Travestis ja tem informado a Policia Militar e nenhuma atitude foi tomada. A vitima Dielly Foster passou por cirurgia Hospital Anchieta, dias depois veio ao seu falecimento. Caso ainda sem solução."
Hoje a  grande maioria dos casos que a ONG ABCD'S recebe procura ja dar seus devidos encaminhamentos em muitos deles faz a mediação de conflito, ressaltando o respeito ao nome social, onde foi criado um material especifico perla organização com este foco.
A Grande maioria dos casos não da ondamento nas denuncias justamente pela não criminalização da Homofobia e Transfobia no Brasil,  Hoje no Estado de São Paulo temos a Lei 10.948-01 é uma lei administrativa, onde pode encaminhamentos de multas ate o fechamento do âmbito comercial.
Forte Insegurança
O presidente da ONG destaca que a ausência de uma Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) na região agrava ainda mais a situação de insegurança de  Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Mulheres Transexuais e Homens Trans. “Neste caso, estamos auxiliando com assistência jurídica e também assistência psicológica pós-traumática. Porém, muitas pessoas nem sabem onde podem procurar ajuda. Se cada cidade tivesse sua coordenadoria LGBT, o enfrentamento à Homofobia e a Transfobia seria efetivo em sua diminuição e no aumento dos encaminhamentos”, lamentou.
Informamos a todas pessoas que fazem as denúncias a importância de efetivar as queixas na Delegacia mais proxima. “Sempre que somos notificados orientamos as vítimas a registrarem o caso no Disque 100 e também a fazer o Boletim de Ocorrência. Mesmo assim, ainda precisa de disposição para dar andamento ao inquérito, o que muitas vezes não acontece, porque eles têm medo do preconceito e de retaliação”, concluiu. Hoje muitos chegam  A Ong ABCD'S ou outras organizações da região como existe na Cidade de Diadema a ONG VIVA DIVERSIDADE. 

*Denuncia de Homofobia são direcionadas a orientação sexual e as Denuncias de Transfobia a Identidade de Gênero"

Nenhum comentário: