quarta-feira, junho 25, 2014

Câmara de Santo André sedia sessão solene pelo Dia do Orgulho LGBTT



A ONG ABCDS (Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual) realizou na última terça-feira (24), na Câmara de Vereadores de Santo André, sessão solene em comemoração ao Dia do Orgulho LGBTT. No evento, foram homenageados artistas, personalidades e militantes que de alguma forma contribuíram com o movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais masculinos e femininos da região.

“Foi uma noite perfeita. Com a presença de pessoas livres de preconceitos e de discriminações, que lutam e fazem dessa luta o seu dia-a-dia”, comemorou o presidente da ONG, Marcelo Gil. “Pudemos realizar uma sessão solene onde prevaleceu a igualdade. Trouxemos o tema da Parada LGBTT que celebrou os dez anos da nossa atuação na luta pela igualdade. Foi, com certeza, a sessão solene com mais glamour e brilho de Santo André”, afirmou Gil.

A sessão solene foi aberta com o cantor Maycow Mariano executando lindamente o Hino Nacional e o Hino de Santo André. Em seguida, a Vereadora Bete Siraque (PT), que presidiu a mesa, destacou que é preciso avançar no diálogo com as empresas e com os sindicatos, a fim de criar postos de trabalho para a população LGBTT na região, garantindo assim a dignidade, o respeito e inclusão desses cidadãos.

“A homenagem aos artistas, cantores, DJ’s e transexuais masculinos e femininos foi um momento de muita emoção. É um gesto que demonstra respeito e valoriza a história de quem faz muito pelo movimento e muitas vezes não é lembrado”, comentou Marcelo Gil. “Optamos por realizar homenagens para grupos de pessoas, pelo coletivo e pelo companheirismo”, completou.

O momento mais esperado foi o discurso da atriz e apresentadora, a voz do movimento social, Silvetty Montila. Ela, que esteve presente na primeira Parada do Orgulho LGBTT em Santo André, em 2005, lembrou que a Polícia Militar não permitiu que fosse feito todo o trajeto autorizado pela prefeitura, e também resgatou episódios tristes de 2008 e 2009 com a forte repressão dessa mesma PM contra a população LGBTT. “Com luta e determinação conquistamos um das avenidas mais importantes da cidade de santo André”, declarou Silvetty, referindo-se à Avenida Dom Pedro II, endereço da parada desde 2010.

 Representando o prefeito Carlos Grana, o assessor de Politicas para a Juventude Rodrigo Luppi afirmou a importância da aproximação do movimento LGBTT com o governo municipal e reiterou o apoio do governo nas realizações em prol da população de  lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Um agradável coquetel encerrou a noite com chave de ouro.

Sobre a ONG ABCDS

Fundada em 2004 em São Bernardo e logo depois transferida para Santo André, onde permanece até hoje, a ONG Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual (ABCD'S) tem atuado fortemente junto a diversas esferas de governo e da sociedade civil para combater os crimes de gaylesbobitransfobia (comumente definidas como homofobia, mas que se configuram no preconceito e na violência contra gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais) a articular políticas públicas para este público no Grande ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra). Nossa missão é sensibilizar e mobilizar a população sobre as questões de cidadania e direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTT). Atualmente a ONG ABCDS atende pelo telefone (11) 2831-1641 em horário comercial e em casos de URGÊNCIA no telefone exclusivo (11) 99418-0924. Mais informações no endereço eletrônico www.ongabcds.blogspot.com.br.

Contatos para imprensa
Aline Melo – athaismelo@gmail.com


Nenhum comentário: