sexta-feira, junho 29, 2012

RETROSPECTIVA ORGULHO GAY DA CIDADE DE SANTO ANDRE- GRANDE ABC


RETROSPECTIVA ORGULHO GAY DA CIDADE DE SANTO ANDRE - GRANDE ABC


Foto: Sessão Solene do Orgulho LGBT 2012

Em 28 de junho de 1969 ocorreu, em Nova York, Estados Unidos, a Rebelião de Stonewall. Stonewall era (e ainda é) um bar de frequência de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, que sofriam repetidas batidas policiais sem justificativa. Naquele dia, os frequentadores se revoltaram e deram inicio a mudança e luta pela igualdade de direitos da População LGBT.

A Cidade de Santo André desde o mês de junho de 2007 sempre realiza a sessão Solene do Orgulho LGBT na ultima semana do mês de junho, data referente ao dia do Orgulho Gay, este projeto veio justamente pelo triste histórico que os homossexuais da Cidade de Santo André e região sofreram pelos ataques dos Carecas do ABC, Skinheads e onde vários homossexuais até o ano de 2007 eram agredidos pela Guarda Municipal de Santo André.

Depois de várias denuncias incluindo os casos do atentado sofrido pelas Travestis em Janeiro de 2008, o ataque aos Emos em frente ao Shopping do Grande ABC em 2008, Violência sofridas nas Paradas de 2008 e 2009. No dia 17 de maio de 2009 foi constitui a Lei da Luta contra Homofobia desde então é realizado o dia Contra a Homofobia.

Nossa trajetória sempre mostrou trabalho e nunca precisou de demagogia de dizer que necessita de dados de violência  para se fazer algo e cobrar o Governo, na realidade ainda existe pessoas ate dentro do movimento LGBT que nos transformam em falta de existência, de uma forma que toda a População LGBT se resume em 20 ou 30 homossexuais  na verdade existe um comodismo e falta de vontade de trabalhar, pessoas que se intitulam lideres, nada fazem. Agora quando ABCDS trabalha e fazemos com serenidade e transparência, levamos serias criticas e para ajudar na hora que precisamos não aparece ninguém nem apoio. Aprendemos em não realizar somente festa, Parada, Prêmios, Trios etc... aprendemos a ter estatuto, a transitar desta forma se desligamos desta falácia de inverdades da Região que para muitos somente aparecem no momento de conferência, COM ORGULHO SOU LÉSBICA TODO DIA, SOU GAY TODO DIA, SOU BISSEXUAL TODO DIA, SOU TRAVESTI TODO DIA, SOU TRANSEXUAL TODO DIA.  E não somos massa de manobra e nunca fomos e não seremos moeda de troca. 

 Segue abaixo uma pequena parte do que fizemos somos uma Organização Não Governamental. trabalhamos sim dia a dia para que isto aconteça

2004 - 1º Ato contra a Homofobia realizado no paço Municipal de Santo André no mês de Setembro pelo assassinado de Ricardo Sakavicius no 29/08/2004 em Paranapiacaba. esta realmente foi nossa Primeira Parada.




2005– Participação do Fórum Social Mundial -1ª Vez que foi levado um Trio da Região do ABC na Avenida Paulista  -1ª  Parada do Orgulho LGBT da Cidade de Santo André, enviado ofícios sobre caso de Homossexuais agredidos na Cidade de Santo André, 15 dias de atividades envio de ofícios, ação ganha contra o Programa do João Kleber com a Rede TV com mais 5 Instituições e o Ministério Publico. Fomos proibidos de realizar o percurso da Primeira Parada do Orgulho GLBT de Santo André, ficamos em uma praça na Rua Piai


Foto:Ação ganha junto ao Ministério Publico contra o Programa do João Kleber - Rede TV 

2006- Atividades continuas no enfrentamento a Homofobia, aplicação da ação 3 – desde o mês de Janeiro ate o fim do ano todas as semanas realizadas ações continuas para ter espaço na Cidade de Santo André – Realização dentro do Parque Prefeito Celso Daniel, Jogo de vôlei LGBT, Futebol LGBT, 1º Feira da Diversidade, 15 dias de Atividades LGBT, Pelo 2º ano trio na Avenida Paulista - Inaugura Sede em Santo Andre- Lançada Campanha Santo Andre Sem Homofobia. Pelo episódios doa gays, travestis agredidos se iniciou-se as oitivas das vitimas, junto a um comissão de Segurança Publica e Diteiros Humanos da Câmara Municipal de Santo André   A  Segunda Parada foi embargada e fomos proibidos pela Prefeitura de realizar o percurso em toda avenida Industrial. Fomos obrigados de forma intimidátoria a realizar a Sair com a 2ª  Parada em frente ao Atacadão. No mesmo mês depois da Parada Realizamos nossa Segunda manifestação contra a Prefeitura de Santo André, pedindo a demissão de uma Diretora Homofobica do Núcleo de Políticas Publicas de Raça Geração , raça e etnia.

Foto: II Parada de Santo André embargada em 2006  

2007 – Realizou Beijaço na em frente a  TV Record pelo programa Fala que eu te escuto por palavras de homofobia na época”participou do 1º Seminário de Segurança Publica para a População LGBT no RJ, realizou na Cidade de Santo André  Cidade o 1º Seminário de Segurança Publica em Combate à Homofobia na Cidade de Santo André, com intenção desta região ser a observatório do Brasil sem homofobia, com resultados positivos da sua aplicação. Foi criada a 1ª Comissão dos Direitos Humanos da População LGBT na Câmara Municipal de Santo André.  Realizou 1º Premio Divas Semana da Mulher, 2º ano do Santo Santo André sem Homofobia. Primeiro Projeto de Lei aprovado DIA DO ORGULHO LGBT todos presentes da Câmara Municipal de Santo André er daí em diante temos hoje a nossa Sessão Solene do Orgulho LGBT sendo agora lei municipal realizada todos os anos, ajudamos na articulação para a provação do Projeto de lei que é um exemplo de trabalho e resultado de Política Publica  Realizamos . aplicação da ação 3 – desde o mês de Janeiro ate o fim do ano todas as semanas realizadas ações continuas para ter espaço na Cidade de Santo André – Realização dentro do Parque Prefeito Celso Daniel, Jogo de vôlei LGBT, Futebol. Ganhou o projeto do Programa Nacional DST/Aids e implantou nos nas atividades do mês da Parada o Projeto Alguma Pergunta, conseguimos ganhar banners e faixas para fixar na cidade e deixar o projeto em exposição uma semana, neste mesmo ano a Prefeitura de Santo André retirou todas as faixas e levamos a denuncia.

Foto: Chamada do 1º Seminário de Segurança Publica em Combate a Homofobia  



2008 – Ações pontuais tomadas na proteção das travestis da Avenida Industrial agredidas em Janeiro junto a Secretária da Justiça.  Terminamos nosso Trabalho  no parque prefeito Celso Daniel em Março  Acompanhamos passo a passo  junto ao DEGRADI os caso dos emos agredidos em Frente o Shopping,  Levamos com grande dificuldade o nosso o trio na Paulista, foi um ano difícil ate para realizar nossas ações. O episodio mas complicado foi de confiar ate em pessoas que ajudaram a impedir a nossa parada do orgulho LGBT Acontecer, justamente por ser ano eleitoral. Vivemos momentos de terror sem apoio da atual gestão. Com seria dificuldades fomos ate o final da IV Parada e pressionados para terminar a realização da Parada da Cidade de Santo André, fomos e realizamos a Parada com garra e força de quem realmente trabalha. Realizamos desde então  em diante os 45 dias de atividades LGBT

Foto: IV Parada do Orgulho LGBT de Santo André em 2008 onde o trio principal foi impedido de sair pela PM e todos saímos da organização no chão 


2009 a 2012 – Iniciamos um ano já com solicitações envio de ofícios onde já fomos atendidos em ter o dia da Luta contra a Homofobia aprovado projeto de lei, ate o ano de 2008 onde realizamos Santo André sem Homofobia. Desde este projeto de lei aprovado hoje comemoramos com ações o dia da Luta contra a Homofobia, desde de 2009 realizamos todos os anos ações como dia da Visibilidade Trans, Dia do Orgulho LGBT Dia da Visibilidade Lésbica. Empregabilidade de Travestis e e Transexuais por solicitação da ong ABCDS, A Prefeitura abriu vagas para a População LGBT. Efetivamos o projeto de empregabilidade para Travestis e Transexuais em empresas multinacionais. Capacitação continuada a Guarda Municipal e Policia Militar para realização de eventos de grande Publico da população LGBT, Capacitação em toda rede de Saúde da Prefeitura Municipal de Santo André com respeito a Orientação Sexual e Identidade de Gênero, Equipe de monitoramento junto a Policia Civil, Militar e Guarda Municipal para o enfrentamento a Homofobia, Palestras para Professores da educação com respeito a temática da População LGBT e ao enfrentamento a Homofobia. Existe o Departamento de Humanidades com uma equipe composta por advogado, assistente social e uma psicóloga para atendimento a população LGBT e fazer os devidos encaminhamentos 
Foto : Dia Mundial da Luta contra a homfobia - Lei Municipal votada em Santo André


 Hoje temos também por solicitação da ONG ABCDS todos estes pedidos atendidos. Hoje a maioria dos casos de homofobia, que recebemos já resolvemos em nossa Cidade com encaminhamento para a OAB Diversidade, ao receber a denuncia existe pessoas capacitadas para ter e obter a veracidade das provas,. Testemunhas, e antes de encaminhar para a Secretaria da Justiça para aplicação da Lei 10.948-01, realizamos a mediação de conflito que tem dado excelente resultado e pela agilidade e rapidez nos casos de fácil solução.

Em 2014 vamos fazer 10 anos queremos chegar com a Cidade de Santo André e uma das Cidades que esta avançando nos diálogos de implantação com Politica Publica efetiva respeitando todos os tramites burocráticos com a Cidade de Diadema.    

Para os próximos meses estamos com a implantação de projetos como Coordenadoria LGBT, Conselho Municipal da População LGBT, Conselho de Segurança Publica direcionado a População LGBT, Implantação da ampliação do DECRADI ja em andamento, ampliação da empregabilidade das Travesti, implantação da Carteira do Nome Social a respeito a Identidade de Gênero na Cidade de Santo André, Albergue especifico a população em LGBT sem condições de moradia. Ampliação do Monitoramento da área de segurança Publica ao enfrentamento a Homofobia. Isto ja esta em andamento e temos muitos projetos e diálogos e negociações a fazer.  

Para finalizar nossos trabalhos sempre continuam:

Parada, Show da Diversidade, Palestras, Debates, Café Diversidade, Apresentações, Semana da Mulher, Dia da Luta contra a Homofobia, Dia da Luta Contra a Aids, Premiação LGBT, Grupo de Jovens ABCDS, Grupo de Mães ABCDS, nosso trabalho  se amplia quando temos cadeira nos conselhos de Saúde, Juventude, Cultura, Segurança Publica, Cidades, Educação etc....somos filiados  a ILGA, ART GAY, Forum Paulista LGBT, ABGLT, agora em negociação com ABL e ANTRA, fazemos Politica para a População LGBT. 
  
 Quem sabe se um dia o movimento LGBT pense em unidade e não em ter holofortes que um dia consiga enxergar que para se ter trabalho tem que trabalhar e se entregar a uma causa.

A ONG ABCDS se desliga do Consorcio porque existe uma necessidade muito maior e nosso objetivo é que a Nossa Cidade Santo André tenha o maior numero de Políticas Publicas, aplicadas do Brasil e seja reconhecida na esfera Internacional . A Homofobia é como um vulcão adormecido a qualquer momento ela pode aparecer sinais de fumaça. Se Afastamos sim do consorcio mas jamais do nosso ideal a População LGBT.  Caso necessite de nosso trabalho, podem solicitar por oficio em nosso e-mail que iremos com maior prazer ajudar no que for necessário e enviar para apreciação dos mesmos.

Seria muito bom lerem com atenção se não entendeu releia , desejamos sucesso para o Grupo do Consocio Intermunicipal do Grande ABC,  porque a ONG ABCDS tem continuidade e outros horizontes a conquistar com transparência e verdades.  Nunca necessitamos de dados porque trabalhamos e mostramos os dados, como em breve iremos postar um mapeamento de toda região do Grande ABC.(Ja esta em fase de finalização com a Universidade). 


Para não criar e não ter trabalho ficam e colocam suas desculpas e suas falacias e suas fraquezas abertamente dizendo que não tem dados para gerar Politicas Publicas, trabalhe e veja como  os dados aparecem


Atenciosamente

Marcelo Gil

Nenhum comentário: