quarta-feira, dezembro 10, 2014

Aconteceu a 1ª Audiência Publica - Gays, Travestis e Transexuais desaparecidos e assassinados sem solução. SP

  

   Na noite do dia 09 de dezembro de 2014 (terça feira), aconteceu um momento histórico para as famílias dos gays desaparecidos e dos casos dos gays  assassinados sem solução. A mesa composta pela Dra Heloisa Alves da Coordenadoria da Diversidade Sexual do Estado de São Paulo, Bill Santos Ativista do Movimento LGBT , Deputado Estadual Carlos Gianazzi (PSOL), Marcelo Gil - Presidente da ONG ABCD'S de Santo André e do representante da Policia Militar do Estado de São Paulo  Tenente Coronel Donizete Martins.
      
    Audiência foi aberta com o Deputado  Estadual Carlos Gianazzi , expondo toda a realidade hoje do aumento da Homofobia e Transfobia no Estado de  São Paulo, sendo o Estado com o maior numero de denuncias no Brasil. 

  • Marcelo Gil  relata todos os casos dos gays, Desaparecidos  a realidade de cada fato trazendo a realidade dos casos de cada Gay assassinado, expondo que os assassinos estão soltos, e os desaparecidos com fortes índices de trafico de seres Humanos via America Latina. 
  • Bill Santos relata o Caso do Jovem Marcos Vinicius assassinado no parque do Ibirapuera e sobre o fechamento do Autorama, e deve ser reaberto.
  • Dra. Heloisa Alves relata todo o trabalho que a Coordenadoria da Diversidade  Sexual tem avançado em termos de capacitação com a Policia Militar do Estado de São Paulo.
  • Tenente Coronel Donizete Martins, traz informação das capacitações que estão acontecendo na parte de humanização da Policia Militar do Estado de São Paulo.
   A presente angustia de estar presente justamente pela "FALTA" do Secretário de Segurança Publica do Estado de São Paulo, Delegado Geral da Policia Civil, Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Ministério Publico e da Defensoria Publica. ficou presente na angustia das famílias presentes pelos seus filhos desaparecidos. Ao ouvir estes relatos que nos deixa o pensamento  do que pode ser feito.
  • Carol irmã do Jovem Diego Fernando Silva, de 30 anos, trabalha que trabalhava em um “call center”, e está desaparecido desde o dia 12 de janeiro. Ele é irmão do vocalista Buiú, da banda Muleke Travesso. No  seu relato ela diz que toda vez que vai no DHPP fica sem reposta e ainda perguntam a ela seu irmão ja foi encontrado, ja o achou, relata que ainda não abriram o sigilo telefônico, nem das redes sociais do seu irmão, relata junto com sua cunhada Tamirez que vai na porta da EMPRESA  colocar cartazes a empresa ja a expulsou e nunca tem respostas. Em muita vezes perdem a esperança de encontrar o irmão vivo mais o descaso da Policia Civil frente ao caso é demais.
  • Tamiris irmã do  Heyws Antony de Oliveira, 25 anos, Bailarino de Jundiaí/SP esta desparecido desde do dia 19/07/2014. No dia, saiu de casa por volta das 09h e ás 11h enviou uma mensagem para sua mãe dizendo que estava indo realizar um evento, sem mais informações. A partir disso, não houve mais contato. Heyws, tem tatuagem com as palavras IMAGINE, AGRADEÇA e notas musicais no braço . Foi um forte relato onde ela trás as informações que no dia do desaparecimento o seu irmão enviou  uma mensagem a Mãe, em seguida o silêncio que incomodou justamente pelo seu irmão estar sempre viajando a trabalho, conheceu 39 Países. Ela relata que em todos  estes Países os familiares  e amigos tem  feito divulgação por iniciativa, deles estão indo visitando procurando informações, relata que o ônibus que o seu irmão pegou aquele dia tem câmera de vigilância e ate hoje não foi aberta, ela informa que foram abertos os sigilos telefônicos do seu irmão e que o numero uma hora estava em um Estado e depois em Outro Estado do Brasil, em menos de uma hora, uma forte denuncia ela relata que no DHPP ela foi levar fotos informações. Os funcionários não sabiam nem o que era ou como ligava o cabo USB para pegaram as fotos que leva informação, uma grande falta de saber lidar com a tecnologia. Ate hoje nenhuma pessoa foi convocada para dar depoimento em ambos os casos. ( Estava presente a mãe do Heyws) 
  • Ambas as famílias relatam que foi pela primeira vez que elas viram algo realmente acontecer! Sequer um telefonema ou pergunta houve para eles de outros, ambas dizem que a investigação vem mais dos familiares do que da própria Policia Civil.

    A cada momento ficava nítido a angustia que as respostas não viam, desta Audiência Publica procurando manter o foco sempre. Entender o caso da realização desta primeira Audiência Publica é um forte avanço, agora as manifestações da mesa, ficou intrinsecamente a falta de resposta. Entre elas fica ainda no silencio que nos traz um serio incomodo momentâneo sobre os casos dos gays assassinados. Perceba que não ouve manifestação Publica nos casos abaixo, observe estes casos com um forte detalhe;  foram executados, espancados, queimados com forte característica de  crimes de ódios, com requintes de  crueldade - Homofobia 
  •   7 de julho de 2014 - O corpo do professor Edson Ferreira, de 43 anos, foi encontrado pelo genro morto dentro da casa onde morava, sem roupa e com sinais de espancamento. No local, não há sinais de arrombamento, e objetos como computador, aparelho de DVD, roupas e documentos foram levados. A polícia busca imagens de câmeras de segurança para tentar desvendar o caso.  
  • 17 de julho de 2014 . José Ribamar, de 59 anos- Glicério, foi encontrado morto e amarrado na cama dentro de casa no Bairro do Glicério, em São Paulo. Um sobrinho da vítima afirma que o tio se encontrou com um homem estranho no dia do assassinato. Na cama sem roupa pês e mãos amarrados e um corte no pescoço em sua cama, foi levado o noot book e o celular.
  • 08 de agosto de 2014  -Um jovem de 30 anos Maicon Tadeu Porto foi encontrado morto com ferimentos na cabeça dentro da própria casa, na zona leste de São Paulo. Ele estava com os braços e uma das pernas amarradas e tinha sinais de espancamento. Artur Alvin – Zona leste de São Paulo  de bruços com as mãos amarradas a sua perna esquerda  - Era da Cidade de Mococa 
    . Sobre os casos dos dois Jovens houve manifestações e parabéns aos que organizaram porque assim são lembrados:
  •  Samuel da Rocha tinha 23 anos e estava no supermercado que dá acesso ao terminal quando sofreu o ataque que tirou sua vida. De acordo com a Polícia Civil, ele levou uma facada do lado esquerdo do abdome no dia 15 de setembro de 2014 - e a Dra. Heloisa traz a informação outros amigos dele sofreu ferimento esta sendo investigado. 
  •  o Jovem Marcos Vinícius Macedo de 19 anos foi esfaqueado e morto próximo ao parque do Ibirapuera local conhecido como Autorama, na zona sul de São Paulo, a Mãe acredita que o filho foi vítima de homofobia. O jovem foi agredido e morreu na madrugada do último domingo 16 de Novembro de 2014 - Bill Santos  coloca realmente a emergencialidade da Abertura do Autorama, houve manifestação e o caso esta sendo acompanhado e relata sobre o caso do casal de jovens gays agredidos dentro do Metro de São Paulo 
    Bill Santos coloca sobre o caso da Transfobia e todos comentam a importancia criminalização da HOMOTRANSFOBIA.  

         Importante frisar que existe um forte possibilidade sim de estarem vivos  e serem sido vitimas do trafico de seres Humanos por um outro percurso. America Latina, percurso este que entra pelo Paraguai encaminhados para a Colômbia ou Venezuela, este tipo de trafico cai na clandestinidade e subverte aos casos tristemente dados como indigentes, quando não tem mais utilidade aos seus coptadores.    

       Encaminhamentos da Mesa que a vão ser dados os devidos encaminhamentos a Dra., Heloisa Alves vai acompanhar de perto com atenção o caso dos jovens desaparecidos onde a mesma,  pegou os contatos. 

      A ONG ABCD'S "Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual" como encaminhamentos para os próximos dias, caso não haja um retorno aos familiares vão ser organizadas diversas ações como.
  • Manifestação em Frente a Secretária de Segurança Publica do Estado  de São Paulo 
  • Formação de Fan Page sobre o caso dos Gays Desaparecidos e outra sobre o caso dos Gays Assassinados no Estado de São Paulo sem solução
  • Entrar com pedido ao Ministério Publico Federal e outras esferas inclusive acionar a Interpol
   Pela atual realidade que deu para se perceber na maioria dos casos. Não existe um interesse em acha-los os desaparecidos e nem de encontrar estes assassinos.  Neste momento ontem mesmo com esta preocupação ja acionamos nossos parceiros advogados para acompanhar caso a caso de dar os devidos encaminhamentos.

       Sobre o movimento LGBT acredito que todos temos cada um com sua Tarefa, agora  neste momento, devemos se unir e sair das implicâncias de não participação se por acaso foi chamado, convocado por fulano, beltrano ou ciclano que convocou a audiência. Somos como células com a maturidade crescem para a unidade ou a individualidade. Perceber que somos vitimas do Poder conivente em agir e atuar com agilidade nos casos de Homofobia e Transfobia. A ONG ABCD'S sempre estará aberta, temos que ter parceiros e somos parceiros porque assim será resolvido estes casos. A Visibilidade se faz pelo trabalho, o foco aqui é prender os assassinos, achar, encontrar os jovens desaparecidos, o bem é para uma sociedade para os seus familiares.     

           Importante frisar o grande trabalho que o Mandato do Deputado Carlos Gianazzi ( PSOL) tem lutado sempre a todo o momento pela População LGBT pelo Direitos Humanos e Cidadania de todos e todas neste nosso Estado de São Paulo. Foi de suma importância se colocar presente e ouvir o relatos das famílias dos gays desaparecidos, mostra que seu mandato se faz presente no pioneirismo de ações pro cidadania. 

Maiores informações

011-2831-1641
assessoria.ongabcds@gmail.com
Fan Page: https://www.facebook.com/ongabcds?ref=hl


Nenhum comentário: