segunda-feira, dezembro 01, 2014

1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids

  

     Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988. 

      O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/Aids são as maiores barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento da Aids e ao seu diagnóstico. Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. Ao discutir preconceito e discriminação, o Ministério da Saúde espera aliviar o impacto da Aids no País. O principal objetivo é prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação associados à Aids. O Brasil já encontrou um modelo de tratamento para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, que hoje é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma referência para o mundo. Agora nós, brasileiros, precisamos encontrar uma forma de quebrarmos os preconceitos contra a doença e seus portadores e sermos mais solidários do que somos por natureza. Acabar com o preconceito e aumentar a prevenção devem se tornar hábitos diários de nossas vidas.

O que é Aids
  Uma deficiência no sistema imunológico, associada com a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana HIV – (Human Immunodeficiency Virus), provocando aumento na susceptibilidade a infecções oportunísticas e câncer.

Transmissão:
- o vírus HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno;

- relações sexuais homo ou heterossexuais, com penetração vaginal, oral ou anal, sem proteção da camisinha, transmitem a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e alguns tipos de hepatite;

- compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis;
- transfusão de sangue contaminado;
- instrumentos que cortam ou furam, não esterilizados;
- da mãe infectada para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação.


Tratamento:

Atualmente a terapia com os chamados “anti-retrovirais” proporciona melhoria da qualidade de vida, redução da ocorrência de infecções oportunísticas, redução da mortalidade e aumento da sobrevida dos pacientes. (Os anti-retrovirais são medicamentos que suprimem agressivamente a replicação do vírus HIV).


Fique sabendo:

A Aids não é transmitida pelo beijo, abraço, toque, compartilhando talheres, utilizando o mesmo banheiro, pela tosse ou espirro, praticando esportes, na piscina, praia e, antes de tudo, não se pega aids dando a mão ao próximo, seja ele ou não soropositivo.


PEP - significa Profilaxia Pós-Exposição:
    
      A Campanha vem apresentando o PEP significa Profilaxia Pós-Exposição. É uma forma de prevenção da infecção pelo HIV usando os medicamentos que fazem parte do coquetel utilizado no tratamento da Aids, para pessoas que possam ter entrado em contato com o vírus recentemente, pelo sexo sem camisinha. Esses medicamentos, precisam ser tomados por 28 dias, sem parar, para impedir a infecção pelo vírus, sempre com orientação médica.  Essa forma de prevenção já é usada com sucesso nos casos de violência sexual e de profissionais de saúde que se acidentam com agulhas e outros objetos cortantes contaminados.  
Maiores informações : http://www3.crt.saude.sp.gov.br/profilaxia/hotsite/

                    Importante lembrar que o uso preservativo (masculino / feminino) e do gel lubrificante são as principais formas de prevenção das DST e do vírus HIV, a PEP não pode ser uma medida preventiva adotada no dia a dia, pois este método requer a ingestão de medicamentos cuja adesão é muito importante para a eficácia do método, duvidas todos do Programa DST/Aids de Santo André estamos à disposição pelo telefone 4433-3055 (Núcleo de Prevenção) e 4427-6110 (ARMI).

                Ao buscar este serviço Lembre-se, o atendimento para quem possa ter se exposto ao vírus do HIV por meio sexual ou sofreu violência sexual ou ainda, teve um acidente ocupacional (para profissionais da saúde) deve ser sempre considerado uma URGÊNCIA MÉDICA

Campanha para Nossa Alegria:

           É importante ressaltar que é uma campanha sem custos, acreditamos que podemos fazer nossa parte e quando acreditamos realizamos mesmo sem incentivo financeiro, porque o incentivo financeiro muitas vezes nos tira do foco.  Uma  campanha que vai passar por jovens de todas classes sociais mostrando a linguagem do jovem falando com o jovem nas redes sociais. As imagens são doadas por jovens associados a ong ABCD'S. 


Nenhum comentário: