segunda-feira, maio 19, 2014

Carta de Apoio a ONG Viva Diversidade Diadema X Prefeitura de Diadema

      

      Temos que fazer uma pergunta muito bem pensada a maioria dos Prefeitos do Grande ABC que a cada dia, cada mês cada atividade conseguem fazer um retrocesso das lutas e conquistas da População LGBT da região, isto acaba acontecendo pela falta das Coordenadorias LGBT, depois quando coloca- se pessoas que nem fazem parte da população LGBT e sim por cargos indicados (salários) sem a mínima competência de vivencia LGBT (SER e VIVER SER) em resumo não faz parte e não nos representa, ainda se acham no direito de ficar bravos/as e pior fazer o desconhecimentos de quem tem historia na Cidade região do Grande ABC.

     Porque trazer este triste relato a ONG Viva Diversidade Diadema com um trabalho reconhecido a mais de 10 anos na Cidade de Diadema, realiza com grande êxito atividades e o Grito do Orgulho LGBT . Agora para surpresa de todos e todas o Prefeito Lauro Michels ele na verdade a duras penas cedeu o espaço para ser realizado na Praça da Moça esta manifestação, uma forma arbitraria de cobrar da própria organização para montar sua tenda "FOI COBRADO PARA A ONG COLOCAR A TENDA" Nem um palco forneceram como prometido no ano passado, outro absurdo os famosos ambulantes e camelos presentes sem taxa pelo visto o Prefeito de Diadema anda mal assessorado o não tem conhecimento do volume de pessoas que a população LGBT se faz presente e se coloca.

         Temos que trazer a lembrança do passado em que em Publico no ano passado , nos do movimentos sociais organizados com Identidade legal, cobramos esta postura na melhoria da realização e parecia com o movimento LGBT local. Logo o mesmo Secretário de Cultura presente afirmou em alto bom tom que daria todo o suporte ate da criação da Coordenaria LGBT.

        Na verdade o Prefeito Lauro Michels e sua assessoria  não cumpriram o prometido em publico na realização do IV Grito do Orgulho LGBT de Diadema, que era bem fornecer ao movimento uma melhor estrutura, para a realização do Grito do Orgulho LGBT, ele fez ao contrario além de cobrar uma taxa no valor de R$ 86,00 para a Barracas de arrecadação da ONG Viva Diversidade, ao contrario de tudo ele não forneceu estrutura, em cima das dificuldades a ONG Viva a Diversidade teve que passar o chapéu solicitando doações  entre parceiros, amigos, apoiadores para levantar recursos para conseguir pagar um Caminhão de SOM (Trio elétrico) para receber artistas que vieram com garra ao enfrentamento a Homofobia fazer sua parte, no enfrentamento a Homofobia. Para a sociedade é importante ter estas informações  e saber que quem doou os banheiros químicos , foi com o apoio do SINDEMA – Sindicado dos Funcionários Públicos de Diadema para acontecer esta nossa manifestação pro cidadania e Direitos Humanos da População LGBT. Agradecer e citar o apoio da Secretaria de Cultura do Estado  de São Paulo e da Coordenadoria de Politicas Publicas para a Diversidade Sexual - SJD do Estado de São Paulo

       O problema do Sr. Prefeito e de Sr. Secretario de Cultura de Diadema eles sofrem de amnésia, é importante deixar claro que existe a parceria e o trabalho em conjunto realizado com Administração e uma organização não Governamental - Terceiro setor sem fins lucrativos partidários, acredito que pela falta de conhecimento daqui a pouco vão chamar grupo para fazer atividade sem IDENTIDADE LEGAL como ja ocorre em algumas Prefeituras da região.
       Fica aqui o questionamento do Poder Publico  da Cidade de Diadema, tem que haver uma participação e comprometimento com as Politicas Publicas LGBT e apoiar eventos e manifestações de forma participativa. Logo que apoio tantos outros eventos e manifestações da esfera Cultural na Cidade de Diadema. Fica aqui um questionamento o porque a População LGBT não tem esta mesma postura em realizar e apoiar os eventos da população LGBT, procuramos ver e entender como um breve episodio ou devemos entender como Homofobia Institucional visto que as paralizações de Politica Publica não somente na Prefeitura de Diadema e nas demais, visto que somente os avanços continuam a vir pelos movimentos sociais organizados.    

       Fica a pergunta porque  cederam  somente o apoio do mínimo de serviços Básicos do Departamento de obras, com a Montagem de quatro tendas e o Ônibus Camarim e os fios elétricos , gastos com lâmpada e ligações por conta da Organização Não Governamental Viva a Diversidade. Presença da Guarda Municipal e outros. Vergonha em dizer que forneceu apoio e estrutura e depois dizer que existe uma real parecia.

          Nestas horas temos que retroceder e lembrar de uma frases ditas no passado Sr. Prefeito Lauro Michels de Diadema e Prefeituras do Grande ABC. """""Movimento LGBT Organizado com CNPJ não é bagunça Não" Para ter um bom entendimento hoje a população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais Masculinos e Femininos, tem um grande diferencial podemos sim ser poucos em ruas, mais somos milhares ligados em rede.

“Assim passamos a discorrer sobre Ong que é acrônimo usado para as organizações não governamentais, sem fins lucrativos que atuam no terceiros setor da sociedade civil. Estas Organizações  são de finalidade publica, atuante em diversas areais, tais como, meio ambiente, combate a pobreza, meio ambiente, educação, saúde, diversidade sexual e outros, portanto, gozamos de personalidade jurídica,  com funções importante na sociedade, sendo que nossos serviços chegam em locais e situações em que o Estado é pouco presente, e, militamos perante, uma minoria esquecida em nossa sociedade, o mundo da diversidade social, ora, sexual, que hoje, ainda é discriminada, portanto, trabalhamos em parceria com o Estado, e, vivemos em um Estado Democrático de direito, portanto, não podemos deixar, que o Estado deixe, se representar, por Grupos, que não estão devidamente constituído, para representa-lo, perante a sociedade. “


         Na verdade Sr. Prefeito Lauro Michels vossa excelência perdeu uma grande oportunidade ate entre suas indicações e Candidatos a Deputado Federal e Estadual , para ter alguns votos desta população , mas com certeza com quem aparecer abraçado com a vossa senhoria não terá nenhum voto da População LGBT, digo população que esteve presente, que lê e se comunica com organizações com responsabilidade social. Para reflexão ,mesmo com dificuldades em quem assina o papel que viabiliza as ordens quando existe a Coordenaria LGBT como por Exemplo na Prefeitura de São Paulo, mesmo com dificuldades existe o apoio e o advocacy necessário em uma linguagem transversal de participação pro ativa em sua realização visualizando a Cultura e o Turismo com andamento das Politicas Publicas não existentes na região.       

            De contrapartida e resposta  convidamos o mesmo para estar presente no dia 1º de Junho na 10ª Parada do Orgulho LGBT de Santo André as 10 hs da manhã a concentração e dizer em publico que no ano de 2015 a organização e o respeito e ja determinando que mês o mesmo vai colocar em Funcionamento a Coordenaria LGBT da Cidade de Diadema com pessoas da População LGBT sem esta leitura provinciana dogmática da heteronormatividade ja aplicada na região quando se diz em assessoria, coordenadoria LGBT, nossos iguais falam por nossos iguais.

        Caso o mesmo não compareça sem problemas leremos esta carta em publico MOVIMENTO SOCIAL LGBT é organizado e com responsabilidade social fazemos justamente o que deveria ser feitos no enfrentamento a Homofobia, Gayfobia, Lesbifobia, Bifobia, Travestifobia e Transfobia. Politicas Publicas Já, seja ele eventual, fixa, temporal ou afirmativa mais que aconteça .

Parabéns e podem sempre contar com a ONG ABCDS  Dejanira Moyses, Lélia Carvalho e todos os demais.

Nenhum comentário: