segunda-feira, maio 05, 2014

Superação é o termo que traduz uma década de atuação da ONG ABCD´S (Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual na região do Grande ABC



        Em 2004 éramos apenas um grupo de homossexuais indignados com o crescente aumento das vítimas de homofobia, até que um amigo muito próximo foi assassinado em Santo André. Em 2005, com o respaldo da então Vereadora Heleni de Paiva, estávamos em poder do nosso Estatuto na ONG em mãos  a ONG ABCDS no mês de Janeiro fomos para o Fórum Social Mundial, já legalizada documentação, anunciamos nossas com a conquista da 1ª Parada do Orgulho LGBT de Santo André.  em seguida Ação contra a REDE TV com mais 5 organizações  em conjunto com o Ministério Publico contra o Programa do João Kleber que resultou no Direitos de Respostas.

  1. Realizar a Parada do Orgulho  LGBT na Cidade de Santo André na Região do Grande ABC, sempre foi um desafio ano a ano, a 1º Parada do Orgulho LGBT que aconteceu no dia 18 de setembro de 2005 foi uma demonstração do poder do Preconceito Institucional na época foi entregue os ofícios que temos ate hoje com o percurso da Rua Piai quase em toda sua extensão a Policia Militar colocou dezenas de policiais e nos impediram de seguir o caminhos ficamos em volta de uma Praça dando voltas.
  2. A segunda Parada se repete de forma mais estranha por parte da Prefeitura existia a Diretora do Nucleo de Politicas de Mulheres, Jovens etc. Sarah Juarez uma pessoa extremamente homofobia que chegou a dizer em reunião como era permitido dois homens, andarem de mãos dadas que isto era uma ofensa, agressão a Cidade. Por tantos confrontos conseguimos que a Parada saisse em frente ao Atacadão e mesmo assim foi embargada quando deu 19 horas caso não encerrasse o som a Policia apareceu informando que o presidente da associação Marcelo Gil iria ser atuado e levado a prisão.
  3. Foi como podemos dizer uma excelente Parada do Orgulho LGBT de Santo André uma forte parceria com a Prefeitura de Santo André onde tivemos a Presença da Vice Prefeita Ivete Garcia, sem problemas algum, ate com a Policia Militar. A Parada saiu de ao lado do Parque Prefeito Celso Daniel os três trios elétricos. Com total tranquilidade
  4.  Parada do Orgulho LGBT ano eleitoral pela nossa ausência em dizer apoio a quem sentimos a real sensação do poder da repressão todos os trios foram encontradas irregularidades, que no ano anterior, sem revisto, na dispersão gas de  pimenta e cassetetes nas travestis e nas lésbicas.
  5. Este foi o ano da Mudança da verdade aparecer em todo o planejamento como nos anos anteriores sempre acorria varias reuniões com o Comando do 41º Batalhão  da Policia militar da Cidade de Santo André, quando foi relatado todo histórico do passado foi dito a nossa organização esta “Exagerando nos comentários” porque  a Policia Militar do Estado esta bem receptiva como sempre teve anteriormente. Dito e feito colocamos os mesmo trios da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, a Prefeitura colocou um trio neste dia eles não deixaram sair nenhum  trio elétrico. Foi encaminhada a Função ao Presidente da Associação Marcelo Gil anunciar que os trios não iriam sair quando o Presidente da ABCDS comenta os reais fatos, o Comandante lhe da voz de prisão dizendo em alto bom tom que ele era um legalista. Neste momento todos foram em defesa do presidente e a `Parada seguiu seu percurso. Percurso este como se estivesse levando todos ao campo de concentração, a espera da tortura, dito e feito quando todas as 10 mil pessoas em media estavam la com um trio elétrico tocando. A Policia militar exatamente as 18 horas o comando de choque pega suas viaturas em velocidade como um fato histórico dando na pronuncia popular  cavalo de pau com suas viaturas, colocam suas viaturas em formas de ataques e os Policias descem com gaz de pimenta e cassetetes como muitos deles cade o Marcelo Gil o presidente. este fato ocorreu no ano de 2009. Alguns amigos o colocaram em um carro de vidro escuro ele mais a equipe da ong e foram protege-lo esconde-lo. Neste dia perceberam que a Ditadura MILITAR existe ainda presente em Santo André o término da Parada do Orgulho LGBT de Santo André (realizada hoje), a polícia militar, responsável pela segurança dos participantes do evento, se utilizou da violência verbal e física para dispersar as pessoas. Entre os agredidos está o coordenador da Coordenação de Politicas para Diversidade Sexual do Estado de São Paulo, Dimitri Sales; e o assessor jurídico da Cads do município de São Paulo, Gustavo Menezes. Caiu a DITADURA MILITAR CONTRA OS LGBT EM 2009 SOMENTE
     DEPOIMENTO: "A drag queen e cantora Renata Peron testemunhou o momento em que Dimitri foi agredido por um dos PM. "Os policiais estavam sendo muito grossos com as pessoas, o Dimitri foi falar com um deles para que pegassem mais leve na abordagem", conta. Segundo ela, Dimitri Sales se apresentou, "mas não adiantou nada, continuaram empurrando as pessoas e apontando escopetas para nós".
    Renata diz que no momento em que Dimitri conversava com o policial, outro servidor da PM arrastava um menino pelos braços e enforcava-o. "Quando Dimitri viu isso tentou intervir. Aí os policiais começaram a jogar gás de pimenta e um outro PM ficou com a arma apontada para ele", diz Renata.O assessor Jurídico da Cads paulistana, Gustavo Menezes, tentou registrar com fotos o momento em que Dimitri foi agredido, mas foi impedido pelos policiais, que estavam sem identificação e atiraram gás de pimenta no advogado a uma distância de menos de 5 cinco centímetros, o que é proibido por lei."Foi um horror, viemos aqui para celebrar a paz e lutar contra a homofobia e somos recebidos com bomba pela polícia?", protesta a cantora Renata Peron. (Marcelo Gil depois deste dia foi solicitado a ficar escondido em locais para não ser achado ou ser agredido pela Policia Militar da Cidade, porque ser gay é ser espancado)"
  6. Depois dos episódios no ano de 2009 o assunto Chegou ao Secretário de Segurança Publica do Estado de São Paulo, que foi determinado um novo trajeto e percurso onde quem responde hoje é o 10º Batalhão da Policia militar do Estado de São Paulo, Percurso este que hoje ocorre na Avenida D.Pedro II sua Concentração com a Rua Catequese, e foi determinado, a Capacitação de todos os agentes de segurança Publica a ter Capacitação. Acontece a Sexta Parada e todos acreditem foi perfeita ate a dispersão que temos que fazer a liberação das vias. Trios elétricos liberados com exigências diferenciadas ainda dos  trios da Capital.
  7. Reuniões feitas trios liberal Capacitação realizada, no final da Parada do Orgulho LGBT na Dispersão pequenos problemas.
  8. Reuniões realizadas sempre bem tratados , capacitação realizada e a surpresa do Final tinhas Policia militar  houve alguns detalhes mais liberados .
  9. Um ano que para acontecer a Capacitação foram poucos agentes de segurança Publica, falta do Gradio poderia ter causado algum dano falta de apoio em uma parceria local com a Prefeitura ,muitas dificuldades em dialogar onde a organização teve que mudar ate a data da Parada do Orgulho LGBT de Santo André. Aprendemos as duras penas que o Poder Publico nos joga água assim acreditamos, mas jogam na verdade é gasolina. 
  10.  Agora no de 2014 estamos em andamento com uma seria parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Santo Andre, e com tranquilidade aguardando somente a reunião para finalizar os ajustes técnicos e a capacitação, e tranquilos. Porque para o ano de 2014 vamos ter a presença de 2 pessoas Ligada a ONU, 02 da 3 da, ICC estarão participando e por motivos de problemas vão ficar ate o final da Parada e sua dispersão (somente a organização ira saber quem são eles esta informação a nos enviada)Comissão de Direitos Humanos Internacional ligado contra a Violência e o abuso Institucional.    Justamente pelo histórico de repressão no enfrentamento a homofobia Institucional devido as nossas denuncias fomos ouvidos, mesmo assim querem ver e presenciar a nossa realidade com o poder publico local. Os relatórios serão enviados depois da realização dos 45 dias de atividades.   

Tenda da ONG ABCDS , neste ano virou ponto de perguntas onde esta material da Prefeitura de Santo André ou informações
Deixamos bem claro que lutamos pela Coordenadoria LGBT e estamos em Parceria  com a Secretaria de Cultura e Turismo
foram citados para nos elogiados nomes como Silmara Conchão, e Silvia, Donizete da Cultura e do Secretario de Cultura e Turismo o Salles - *Pessoas que nos visitaram e deixaram elogios a estas pessoas do Poder Publico Local  

        Completamos 10 anos de atuação cidadã na região, com eventos para atrair o engajamento na causa pela sociedade civil, para sensibilizar o poder público à elaboração de políticas públicas, e mesmo sem o respaldo financeiro necessário jamais desistimos.
O orgulho de luta pela causa, sempre motivou a entidade a perseverar. A cada ano, levando para às ruas um motivo a mais para justificar a presença do movimento junto à sociedade civil, através das paradas  da Avenida Paulista e na cidade de Santo André.
Trio da ONG ABCDS - no ultimo domingo na Paulista dia de maio de 2014 
mais um ano sem apoio do poder publico local e de empresas privadas.
 Neste ano nenhum representante do poder Publico local Presente. 
tivemos assessoria do Atila Jacomussi de Mauá presente na Parada e na feira 

                Hoje somos referência, todas as vezes que há ocorrências, as denuncias são através de nossa organização, encaminhadas ao Centro de Referência GLBT da Prefeitura de São Paulo, DEGRADI, Secretaria da Justiça. Estivemos sempre presentes na luta pela prevenção e saúde da população  LGBT, bem como na garantia pela mobilidade nos espaços públicos, de lazer.
                    Ainda há muitos desafios a serem superados, mas já conquistamos o respeito e a credibilidade de muitos setores, por isso temos inúmeros parceiros que nos permitem a permanecer na estrada.
                   Amadurecemos e continuamos certos de que chegamos para agregar, para somar e tornar nossa Cidade Mais Igual. Nunca lutamos em causa própria, sempre fomos parceiros da administração pública municipal, através não só de sugestões, mas com atitudes em inúmeras atividades e campanhas sociais.
                 Nossa trajetória nos credencia à novas e sólidas conquistas, pois entendemos estar no caminho certo. Realizar os 45 dias de atividades LGBT e trazer o resgaste da forte parceria que tinha ate os anos de 2010, com a redução de Danos, trazer a memoria quando o programa municipal DST/Aids tinha parceria com ABCDS e os jovens faziam fila para tomar vacina.  A historia sempre revive pelos registros e se perde para os que não sabem e nem conhecem a historia da sua realidade local 
                 Esta e a primeira semana dos 45 dias LGBT e vem com a semana das/os transexuais.

    


Nenhum comentário: