terça-feira, maio 27, 2014

Nota oficial da 10ª Parada do Orgulho LGBT de Santo André – Grande ABC


Nota oficial da 10ª Parada do Orgulho LGBT de Santo André – Grande ABC



      Quem dia que a 10 anos atrás era realizada a 1ª Parada do Orgulho GLBT da Cidade de Santo André exatamente no dia 18 de setembro de 2005. Como um verdadeiro parto nasceu naquele momento a Visibilidade de uma população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais ate então invisível aos olhos do Poder Publico local. Marcelo Gil comenta: “”“Temos que lembrar historicamente desta data, onde foram enviados todos os ofícios ao Poder Publico e aos Agentes de segurança Publica Local,  foi solicitado para a realização da  1ª Parada do Orgulho LGBT de Santo André - Que a manifestação deveria ocorrer na Avenida Industrial com Avenida Firestone, que foi automaticamente recusado pelo poder publico local .Nos colocaram na rua Piai que foi liberado todo o Percurso. Não podemos jamais esquecer da Ditadura Militar que existiu ou existe até 2009  contra a permanência da População LGBT, ficou determinado a vinda pelo Capitão, daquele momento que o limite seria até a Praça. Hoje entendemos o que seria a tão falada Homofobia Institucional viva e presente naquele momento, ficamos como o nosso  trio  elétrico em uma extremidade da Praça e da outra um ônibus de som, e todo um efetivo de Policiais de prontidão para ir ao confronto caso acontecesse algo. Esta dificuldade com a Policia Militar e outras surgem no perímetro do 41º Batalhão da Policia Militar do Estado de São Paulo, segue esta perseguição até meados do ano de 2009 – Logo apos os confrontos de 2008 e 2009. A violência absurda contra a população LGBT chegou as esferas de Direitos Humanos Internacionais, esta mudança ocorre a partir da parceria no ano de 2010 com Intervenção do Secretário de Segurança Publica do Estado de São Paulo..Hoje depois de muita luta e garra de todos/as a Parada do Orgulho LGBT acontece na Avenida D. Pedro II com sua concentração com a Rua Catequese seguindo ate a rua das Caneleiras descendo ela sai na Avenida Industrial e segue até a sua Finalização da Rua Padre Vieira este percurso foi desenhado em conjunto com a organização as esferas de Governo, com as propostas de translado saídas de emergência caso necessite de alguma ocorrência."""

     Hoje se passando estes 10 anos o que avançou no enfrentamento e a  força em conjunto com todos que fazem parte desta construção por uma sociedade mais justa e igualitária. A ong ABCD'S cresceu como um grande sonho e objetivo, nasceu a 10 anos atrás e vem ate hoje quebrando barreiras e paradigmas no enfrentamento a homofobia. Percebe-se os avanços conquistados na Cidade de Santo André região do Grande ABC a frente dos demais Municípios que desafia o nosso maior inimigo a HOMOFOBIA!
       Mesmo com um enorme atraso pela falta de uma Coordenadoria LGBT nas esferas Municipais, com pessoas realmente comprometidas  com nossas causas. Hoje quem esta a frente vive o retrocesso de 10 anos no passado,  iniciando suas ações em querer  apreender e ouvir o povo para um dia tentar ou fazer algo ou ficar no discurso do nada faz ou fez por motivos de logística ou tempo. Ficam na esfera da patinação dos filmes e reuniões em pesquisas,  se fazem  de desconhecimento das duas Conferências. tanto na Esferas Estadual e Nacional, ficam nas seções de experimento de pesquisa em laboratório um aplicação técnica como experimentos para a população LGBT, como se hoje fossemos cobaias de suas loucuras doentias, para aplicação de politicas publicas, para não dizer que não fazem nada ficam a merce das pesquisas do nada acontece.

       Temos que comemorar com satisfação com grande êxito as nossas conquistas na Cidade de Santo André e Região que desde o ano de 2005 vem com grandes vitorias gerando avanços:

·                  Dia da Visibilidades Trans – realizado em todo mês de Janeiro
·                  Premio Divas no mês da mulher um dos prêmios mais cobiçados a que todos os anos realizamos e com grande sucesso, uma atividade que muitos nunca acreditaram.
·                  Dia da Visibilidade Lésbica  – realizado em todos os anos
·                  Dia da Luta contra a Homofobia 17 de maio – Lei Municipal na Cidade de Santo Andre -  Projeto de lei votado e comemorado desde o ano de 2009 – Política Publica afirmativa. De forma absurda passou sem nenhuma ação vinda do Legislativo e do executivo da Cidade de Santo André, a ONG ABCDS realizou ação blitz em frente a estação de trem de Santo André. Hoje existe em outras cidades esta comemoração. Esta nossa ação se iniciou no ano de 2006 para quem se lembra da Campanha e auditório lotado SANTO ANDRE SEM HOMOFOBIA.   
·                  Dia  28 de Junho dia do Orgulho LGBT – comemorado desde o ano de 2006.
·                  45 Dias de Atividades LGBT realizados desde 2008, Premio Destaque outro Grande momento reconhecido ja na nona edição, vai homenagear neste ano todos que fizeram parte da região do ABC para esta construção.
Houve grandes avanços em outras áreas evidente pela cobrança da ONG ABCDS:

·                  Saúde – Capacitação dos Funcionários Públicos referente ao nome social e respeito á Identidade de Gênero e Orientação Sexual.
·                  Empregabilidade da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais em empresas Publicas e Privadas e hoje os poderes Públicos locais decidem agora fazer pesquisa local, nosso trabalho esta em funcionamento desde o ano de 2011, ficou dois anos em fase experimental  para entrar em ação efetiva no ano de 2013. 
·                  Educação: Capacitação continuada com o tema Diversidade – com palestras, incentivo a volta escolar a População LGBT. Agora com aplicação ao Direito e respeito ao Nome social nas escolas Publicas e Privadas. 
·                  Segurança Publica: Capacitação continuada e ampliada com capacitação em conjunto da Guarda Municipal e Policia Militar do Estado de São Paulo– este se tornou um dos maiores ganhos para toda a População que hoje tem a Policia parceira da população LGBT. Esta Capacitação deve ser aplicada com pessoas com Identidade Jurídica, com responsabilidade social (já houve a intenção no ano de 2014 de se tentar fazer como uma ação laboratorial, imediatamente abortada, pela ONG ABCDS)
·                  Direitos Humanos e Cidadania – Hoje temos um equipe especializada para este atendimento, com ações em parceria com a Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo, OAB, Defensoria Publica e com o Movimento social local. Hoje com grande sucesso na mediação de conflito. Hoje a OAB tem o observatório da Cidadania LGBT e ja temos avanços de continuidade pro positiva.  
·                  Cultura – Parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura  de Santo André vem trazer Grande resultados com a  realização de atividades em seus espaços levando a temática LGBT. 
·                  Justiça -  Hoje podemos ter grandes avanças com a forte parceria com escritórios de advocacia, defensoria Publica e o Ministério Publico local  
·              Comercial -  Hoje o grande resultados Shopping com Informações e orientação sobre a lei 10.948-01, aqui existe um fator essencial de observação o que era até poucos anos atrás a presença de casais homossexuais para os dias de Hoje com este grande crescimento de números de casais homossexuais em todos os espaços Públicos e Privados da região     

       Hoje no momento vivenciamos um retrocesso a anos referente a Capital e outras a coordenadorias LGBT que existem na Capital. Uma verdadeira volta a anos atrás pela falta de comprometimento social, UMA FASE de perseguição contra a população LGBT de forma velada e ardilosa,  temos bem nítida esta visão em sua aplicabilidade vistas que saímos recentemente de um regime drástico felicianista que deixou respingos sérios na região do Grande ABC. Se reflete pelas noticias, a falta de verdadeiras Coordenadorias LGBT, com pessoas realmente comprometidas e eficazes do enfrentamento a Homofobia, Lesbifobia, Bifobia, Travestifobia e Transfobia. Realmente colocada esta premissa da postura religiosa, com falta nítida do Estado Laico, região bairrista, provinciana e com traços machistas e reflexos da heteronormatividade. Já se era  esperado colocar pessoas sem qualificação de vivencia e ser da população LGBT. Ter um olhar de aplicabilidade em Politicas Publicas com avanços em sua vivência e não em retrocessos como esta ocorrendo.               As copias e ações já realizadas no passado são nítidas muda-se as pessoas se repetem os mesmos erros. Estes Gestores tem suas cadeiras por hoje, amanhã e depois melhor até alguém que a segure nos seus acordos, porque o tempo passa e nosso trabalho sempre vai continuar. 
      O que queremos dizer com isto?  que enquanto permanecem em seus cargos  somente aumentam o retrocesso e impedem os avanços nítidos de politicas Publicas e fazem de forma ardilosa e maldosa alguns acreditarem em suas eloquências imaginárias, visto que nem um terço que consta nos anais das Conferencias foi concretizado.  

        Nossa parceria com a Prefeitura Municipal de Santo André se efetivou com um grande inicio com um olhar de participação. Esta parceria ja existi desde os anos de 2005 e foi ate os anos de 2012 e voltou agora no mês de março de 2014, com algumas Secretarias da Prefeitura Municipal de Santo André são: Secretária Relações Institucionais, Secretária da Mulher e a Secretária de Cultura e Turismo que deu seus primeiros passos de construção em conjunto. Ja existe grandes projetos para o futuro junto as ONG ABCDS, acreditamos com as futuras trocas de cadeiras exista grande avanços pro população LGBT 
       Trazer o tema 10 anos de Luta pela Igualdade traz todos estes conceitos de idas e vindas, avanços e retrocessos. Hoje a região tem um forte crescimento apriori desta forma evitamos os atravessadores de avanços da População LGBT, que implica em retrocesso social. Importante e parar de ouvir gestores que replicam a homofobia interiorizada em seus modos velados mais representam em seus comportamentos .

        O tema da Parada vem com coragem e ousadia levantar que a População LGBT tome consciência na hora do voto e eleja nestas próximas eleições pessoas COMPROMETIDAS com a  População LGBT. Hoje encerramos os assuntos de promessas e sim trazer a veracidade de quem fez, faz e vai fazer acontecer ao coletivo da população LGBT. 

   No dia 01 de junho de 2014 vamos ocupar as Ruas da Cidade de Santo André, com respeito e dignidade, levando a nossa bandeira de Direitos Humanos e Cidadania de forma clara. Fica evidente que a PALAVRA DE ORDEM como dita no ano passado vai ficar em cobrar a Nossa Coordenadoria LGBT e dizer quem nos representa, trazer sim propostas da população LGBT que consta nos anais de todas as conferencias. Trazer e resgatar a ampliação do DEGRADI (Delegacia de Crimes raciais e Intolerância) na região, com determinação a efetivação das Politicas Publicas de Cidadania e População LGBT.  

A programação do Fim de semana vem com Grandes Avanços e surpresas:
Sábado dia 31 de maio SHOW DA DIVERSIDADE:

Trazemos pela primeira vez para a região em parceria Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura apresentam:
Projeto Oficinas – ProAC LGBT 2013 – Informação, Cidadania e Capacitação para o Mercado de Trabalho – Montagem – Nasce Uma Drag Queen
As vagas são limitadas (no máximo 10 participantes) para a parte prática (necessário fazer inscrição). Ilimitadas (de acordo com o espaço) para formação de público.



Domingo dia 1º de junho de 2014,  acontece a 10ª Parada do Orgulho LGBT de Santo André - Grande ABC com novo horário de concentração A PARTIR DAS 10 HS DA MANHÃ.ATENÇÃO FOI ALTERADO O HORÁRIO  DE CONCENTRAÇÃO
Com novidades teremos a Rainha Trans Alexandra Braga com o Grupo Arco Iris fazendo seu espetáculo junto com seu carro do Programa Lata velha do Luciano Hulk

Os melhores Djs  e Cantoras/es que deram o brilho do melhor som na Paulista, estamos batalhando para Trazer o trio tremendão para participar da Parada do Orgulho LGBT de Santo André, por este motivo necessitamos de Patrocínio e apoio das empresas locais e onde estão mesmo os nossos Políticos nestas horas, neste dia daremos todos os nomes de quem nos ajudou .

Outra Novidade que vai abrindo o caminho a frente da Parada o Jeep Rosa que promete muitas Surpresas, com a presença da Nossa Rainha da Parada Salete Campari, o Príncipe da Parada Serginho do BBB   e muitas surpresas.  



fique sempre informado visite e divulgue nosso Blog.







Nenhum comentário: